Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sociedade, Eu mesmo!



“A sociedade cobra muitas coisas d’agente, desde comportamento, até a nossa forma de vestir!”
Cresci ouvindo esta frase, mas por que será, que damos tanta importância as pessoas, e ao que eles pensam ou falam?
Fato! Ninguém compra minhas roupas, paga meu aluguel, ou paga para que eu atue, ou tenha determinados comportamentos, perante seus ‘olhos famintos’.
A frase do primeiro parágrafo desta crônica, fez com que eu refletisse sobre a sua veracidade, e inevitavelmente cheguei a conclusão de que ela é inverossímil(pura bobagem).
Somos parte de um todo, chamado sociedade, e cada um dos indivíduos paga por seus próprios demônios, vivendo com seus próprios preconceitos e esquisitices,cada qual a sua maneira.
Então não podemos generalizar a sociedade, baseado num comentário de algum otário frustrado, que se acha um padrão de comportamento exemplar.
Certa vez ouvi de um político a seguinte frase; “a voz do povo é a voz de deus!”
Mas graças ao bom deus, descobri a tempo que ele estava completamente equivocado, e numa versão mais moderna, redondamente enganado!
Acho que é uma frase de mal gosto, e o pior, ela é uma blasfêmia praticada contra o nome e a imagem daquele que só nos ensinou, a ter amor e respeito com os nossos próximo ( semelhante).
Enfim, acredito que nos tempos “modernos”, as pessoas querem ser o que não são, logo elas se sentem o centro das atenções.
Achando que as pessoas estão criticando, quando na realidade não são as pessoas, mas elas mesmas, não se sentem bem em relação a elas mesmas.
Transferindo com isto , a responsabilidade e culpa por seu mal estar, a própria sociedade.
Quando menciono alguns amigos, ‘refiro a eles como pessoas de bem com a vida ,’ pois acredito que fazem jus a esta denominação, vivem a vida de forma descolada, e nem tão ai, para que os outros pensam a seu respeito.
Fluem conforme a sua época, vivendo um momento de cada vez, mas de forma intensa, e com o compromisso de serem unicamente felizes!
Confesso que ao lado deles, me sinto um verdadeiro jungle-man, pois ainda tenho vergonha de usar determinadas roupas, ou determinados tipos de corte de cabelo.
Mas acredito que ao questionar o primeiro parágrafo, desta crônica, eu tenha dado um pequeno salto para minha evolução, e um grande avanço reflexivo para toda a humanidade.
Vou encerrar esta crônica com uma celebre frase ; “Pobre é a pessoa cujos prazeres dependem da permissão de outro. Frase de Madona !”
Agradeço por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RKSP NAMASTÊ!!!!!!!!!!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Palavras jogos mundo VI fim


É MUITO interessante, como algumas pessoas que conhecemos em salas de bate papo, possam mexer tanto com a nossa paz interior.
Vou explicar, existem pessoas com quem convivemos há um bom tempo, geralmente estas pessoas, vivem com medo de falar determinadas realidades, ninguém é OBRIGADO a dedurar certas falhas, em nossas condutas.
Mas POR pior que seja, se estas mesmas pessoas fossem totalmente sinceras com agente, acredito que seriamos pessoas da mais alta qualidade(aprenderíamos a trabalhar melhor com as nossas próprias fraquezas).
Por favor ,não se ofendam, ao LEREM esta postagem, não estou dizendo que os meus amigos são falsos!!!!!!!!!!
Pois eu também, tenho este tipo de comportamento, e sei que não é por maldade, pois tem gente que não gOsta de ouvir certas verdades.
Principalmente quando estão falando do MEU defeito pessoal, as pessoas geralmente se ofendem quando falamos algo negativo a seu respeito!
Como é do conhecimento de todos, iniciei este BLOG, por incentivo de alguns amigos de bem com a vida, para superar as minhas dificuldades pessoais e de transmitir e ordenar melhor os meus pensamentos.
Hoje tenho a convicção de que ordeno melhor os meus pensamentos , pois antes, nem o papa(professor de português), conseguia entender o que falava, mas agora tenho um outro empecilho, levantada por um ilustre desconhecido.
Esta pessoa ,cujo contato tive recentemente através da internet , mencionou que as vezes, as pessoas não captam as nossas idéias tal qual intencionamos.
Se alguém dizer que sou uma pessoa egoísta, mesquinha ou falar sobre qualquer ponto negativo pessoal, eu acho que agüentaria, pois encararia como uma forma de consideração por parte desta.
Mas a questão é, como pedir aos amigos, para que não TENHAM medo de dizer sobre alguns pensamentos incoerentes, existentes em algumas postagens neste blog?
Como já disse, ninguém tem esta obrigação, de ficar corrigindo UMA pessoa que nunca gostou da língua portuguesa, mas estou vendo uma ÓTIMA oportunidade, para polir a minha eterna ignorância.
Este fim de SEMANA , fiquei ocupado com esta questão, pois a preocupação dos nossos amigos, em não nos ofender nos torna em um eterno e amável ignorante.
Finalizo esta crônica, com a seguinte conclusão; “muitas vezes um desconhecido faz melhor, o papel de amigo, do que o amigo de longas datas, pois ainda que não seja mal intencionado, o amigo de longas datas, nos poupa de enxergar muitos pontos negativos de nossas personalidades,com as quais poderíamos estar corrigindo , melhorando a nossa condição de seres humanos neste planeta!”
Esta postagem é o fim do conceito “brincando com as palavras”, espero que tenham gostado.
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RK SP NAMASTÊ!!!!!!!!

domingo, 28 de novembro de 2010

Palavras jogos mundo V



O comportamento humano é curioso, quase sempre VOCÊ sabe que determinadas pessoas te amam, mas você quer mais, e quer ouvir isso dela!
Talvez, para ter certeza, ou será porque o homem PRECISA ser lembrado a todo instante, que ele ainda pode ser amado?
A necessidade humana de estar sempre provando algo para si, e para os outros, não tem fim.
QUE inteligência emocional confusa é essa?
Conheci uma pessoa, um ALGUÉM da vida, pessoa muito amada na infância, e bem sucedida na vida profissional, enfim, uma pessoa de sucesso em todos os sentidos.
Implorava para sua ex esposa, que lhe escrevesse mensagens descrevendo o quanto ele o amou.
Na mesa de seu escritório, um bilhete que dizia mais ou menos assim:
“- Di, ainda sinto muito a tua falta, me perdoe se não correspondi o teu amor, ESCREVA para mim, o quanto fui importante para você!”
Definitivamente AQUILO, ou aquela mensagem, me deixou em frangalhos, pois percebi QUE a despeito do seu sucesso profissional e independência financeira , o homem ainda dependia de um reconhecimento alheio, da sua própria capacidade de amar.
Indago nas minhas constantes meditações, será que existe alguém no mundo livre de carências desta natureza?
pesquisei em várias literaturas especializadas, no comportamento humano, mas confesso, não cheguei a nenhuma conclusão racional.
SABE, talvez este tipo de assunto ,seja um assunto polêmico, daqueles que não discutimos , como o time do coração, religião e política.
Algumas vezes precisamos apelar para o bom senso, e fazer como faço, acreditar que PARA tudo na vida há uma solução, POR uma vida mais tranqüila, e EM muitos casos, não pensar muito, apenas por em PRATICA a arte do viver!
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo Rk SP NAMASTÊ!!!!!!

sábado, 27 de novembro de 2010

Palavras jogos mundo IV



Determinados indivíduos, temem a vida por NÃO conseguirem alcançar seus objetivos almejados.
Agente PRECISA, entender certas dinâmicas que ocorrem em nossas vidas.
Funciona mais ou menos assim, a vida não dá tudo aquilo que pedimos , mas sabiamente ela nos dá, tudo que precisamos para viver.
Lí este sábio pensamento, em um maravilhoso blog que encontrei pelo caminho, por isto não precisamos TEMER absolutamente nada!
E por agir assim, A VIDA, tem as suas razões, e quem somos nós para questiona-lãs?
Alguns amigos que completaram 30 anos,neste ano, e ainda moram com seus pais, ficam desesperados, porque ainda não casaram, não estão namorando, e ainda não tem estabilidade financeira.
Só queria saber, quem falou para eles que com 30 anos, eles já deveriam estar casados, financeiramente instáveis e com um imóvel próprio?
POIS, vou falar o que acho desse desespero todo , acho que eles se comparam muito com as pessoas a sua volta.
Cada pessoa tem o seu tempo e momento, a nossa consciência trabalha em harmonia com a vida, e se deixarmos ELA fluir, com toda a certeza TE fará um grande bem!
Saiba que quando afirmamos algo do tipo preciso casar, preciso ter um carro, preciso ter uma moradia própria, é tanta coisa no imperativo, que a sua mente não agüenta tanta pressão.
E quando você não realizar este objetivos, o comando ficará latente em seu cérebro, pressionando de dentro para fora a sua massa encefálica, causando todo tipo de distúrbios emocionais.
Sendo, a mais comum de todos os sintomas, a depressão,por isto um tempo, pois a vida sabe muito bem O que você está necessitando!
Algumas pessoas, entediadas com seus próprios estilos de vida, pensam QUE a grama do visinho é bem mais verde que a nossa.
VOCÊPRECISA saber, que não funciona bem assim, seu visinho pode ter tudo, mas será que ele é feliz?
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RK SP NAMASTÊ!!!!!!!!!!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Palavras jogos mundo III



Em determinados momentos de nossas vidas, parece que nada dá certo, e VOCÊ, se pergunta; ‘por que não consigo ser bem sucedido na minha vida?’
Saiba que você só PRECISA fazer este tipo de pergunta, para a pessoa certa!
Na sua costumeira correria, o homem moderno não percebe que tudo que ele precisa para REAGIR , está dentro dele mesmo.

Então tudo na vida passa a ser contraditório, pois o homem moderno vive e morre conforme A sua própria crença!
Ele afirma acreditar num ser superior, mostra ser temente, mostra respeito, mas permanece na mesma INERCIA inicial.
Sabem por que?
Porque o homem moderno, aprendeu que um dia alguém abrirá as suas portas, sendo muitas vezes negligentes consigo mesmo.
QUEM pode, e deve fazer algo pela gente, somos nós mesmos, pra entender?
Se temos tudo que precisamos, inclusive a inteligência e o próprio ar que respiramos, pra que ficar enchendo o saco de deus, pedindo mais e mais coisas?
Será que perdemos o SENTIDO e a noção, do quanto é miraculoso estarmos vivos?
A coisa ta ficando feia para os fiéis, que dizem viver da fé, a VIDA já é bastante generosa com a gente, mas acho que SOMOS ou muito burros ou ignorantes .
Pois ignoramos o fato de que NÓS humanos, fomos privilegiados quando deus nos dotou de inteligência, e mesmo assim continuamos a ignorar a nós MESMOS, buscando sempre uma forma fácil de atingir os nossos objetivos nesta vida!
Talvez seja por comodidade,mas não se esqueçam daquela famosa frase: “Faça por onde que eu te ajudarei!”
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RK SP NAMASTÊ!!!!!!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Palavras jogos mundo II




Nesta crônica, se você juntar as letras maiúsculas terá uma frase muito significativa, espero que gostem!
Precisamos sobreviver a tudo nesta vida, Avançar deve ser um ato constante e voluntário.
As vezes devemos Retroceder apenas um passo, para ir muito além dos nossos horizontes.
Atuar, agir, enfim toda e qualquer tipo de ação, é bem vinda pois o universo não é estático.

Trabalhar ainda é um verbo que expressa bem a necessidade humana neste mundo, Um mundo com muitas possibilidades. Pois é no dia-a-dia que Desenvolvemos as nossas verdadeiras condições, aguçando as nossas percepções, mudamos a nossa forma de Olhar, encarar o mundo a nossa volta.

Na vida, nada é em vão, tudo o que fizer terá um resultado, baseado na lei da causa e efeito, Acredite neste conceito, só assim seremos mais responsáveis pelos nossos atos!

Você pode tudo, pois somos poderosos, na história da humanidade uma única pessoa fez coisas Incríveis, e para isso você precisa se Desligar do conceito, não posso!
Aproveite o agora, neste exato momento em que estiver lendo este pequeno texto.

Haverá sempre grandes oportunidades para aqueles que não ligam para as pequenas coisas da vida, Acredite sempre que podes alcançar o seu máximo!

Uma chance, é tudo o que você precisa para comprovar esta teoria, Mas lembre-se, tudo está em suas mãos, Apenas você poderá mudar o rumo, a direção do teu navio!

Saber é um direito de todos, Ouça mais o que as pessoas estão falando, Liberte-se do conceito de querer falar mais do que ouvir, Uma das coisas incríveis que a mãe natureza nos deu, são os dois pares de ouvidos. Já dizia um velho ditado; “Sábio é aquele que fala pouco e escuta mais!”
Escute sempre as mensagens da vida, e principalmente o teu coraÇão, Assim poderás colher o fruto de uma vida abundante, revelando a si próprio a sua verdadeira vocação, e posso lhe garantir, ninguém nasce para sofrer!
É só uma questão de paradigmas, sinta Orgulho de você mesma, e avance nesta vida como uma pessoa vitoriosa!
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo!
Paulo RK SP NAMASTÊ!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Palavras jogos mundo I



Eu sempre tento ver o mundo no melhor ângulo possível!
Um a um, tento decifrar os enigmas da vida.


Pausadamente, a cada caminhada recupero o meu fôlego
Raramente me desespero, pois assim posso contemplar o horizonte.
Então farei a todos uma única recomendação
Comece a sua manhã, com os mesmos entusiasmos de uma criança
Inteligência, faz parte do nosso ser, mas as vezes o que vale é a emoção
Sonhadores são as características de quem conseguiram realizar algo
Ouro, a vida é mais preciosa do que este metal!

De vez enquanto faça um inventário da sua riqueza espiritual
É importante termos riqueza espiritual, cultivar o nosso ouro do coração

Viaje com a força da sua imaginação
Ouça o teu coração, e de vez enquanto distancie da razão
Colabore com as pessoas fraternalmente e
Esqueça de tudo aquilo que te faça sofrer!

É interessante, como podemos brincar com as palavras, neste “texto brinquedo”, pude expressar sentimentos na horizontal e vertical.
Onde na horizontal tento expressar as minhas impressões da vida, e na vertical a necessidade e dependência humana um dos outros!
Espero que gostem, pois a vida é assim, alguns sentidos podem ser interpretados de várias maneiras.
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RK SP NAMASTÊ!!!!!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Fulano, ciclano e beltrano!


Definitivamente, o comportamento humano é muito complicado!
Algo que não se decifra da noite para o dia, e muito provavelmente que seja necessário, várias vindas a este planeta.
Muitas mortes seguida de nascimentos, até compreendermos os verdadeiros motivos e as verdadeiras razões , do por que agimos da forma como agimos, com os nossos semelhantes.
Talvez alguns de vocês, já tenham passado por uma experiência semelhante, ou mesmo conheça alguém que já tenha experimentado o gosto amargo desta tão desprezível ocorrência.
Para a proteção dos personagens envolvidos, não mencionarei nomes, apenas letras para identificá-los.
Fulano A, começou um negócio de compra e venda de veículos, e precisou de um vendedor experiente na área, prontamente convidou o fulano B a trabalhar com ele, pois eram amigos de longas datas.
O fulano B, adorou pois estava desempregado por um bom tempo, e a sua experiência como vendedor de veículos, não se resumia a compra e venda, ele sabia gerenciar uma agência de carros.
Logo a parceria estava dando muito certo, mas um dia o fulano A, viu que o seu negócio estava crescendo, e precisava contratar mais vendedores.
Enquanto isto o fulano B, continuava a trabalhar como vendedor, e apesar de ter contribuído muito além de vender automóveis, ele nunca foi reconhecido pelos seus conhecimentos burocráticos no ramo.
Conhecimentos que com toda certeza foi de grande valia para o fulano A, do contrario ele teria perdido todo o dinheiro investido, fazendo a coisa errada.
Indignado o fulano B, começou a reclamar para o fulano A, e a despeito de toda a sua dedicação e contribuição nestes 15 anos, o fulano A demitiu o fulano B.
Após este ato bárbaro, o fulano B está com depressão, e se tornou um inimigo do fulano A , indignado ele sempre desabafa, que o que foi feito com ele, não se faz nem com um cachorro.
Sou amigo do fulano A e B, e muitas vezes quando saio com um deles, não sei o que dizer, pois fico num fogo cruzado.
Vou escrever aqui o que penso desta situação, e espero que nenhum deles se ofendam, pois se trata de um ponto de vista muito pessoal, e não estou tomando as dores do fulano A e nem do B.
Acredito muito na nobreza de querer ajudar os amigos, existe algo de muito digno neste ato.
Mas ajudar é uma coisa, anular as nossas vidas em função de um negócio alheio, é extremamente insano.
Ninguém pode ser responsável pelas nossas vidas, a minha vida me pertence e o fato de eu ter ajudado fulano, ciclano ou beltrano, não quer dizer que esta pessoa tem obrigações comigo.
Pois no final, mesmo sendo grandes amigos, ele poderá dizer; “ajudou porque quis!”.
E quando olharmos para traz; dez , vinte e trinta anos se passaram, e aí só nos restará fazermos a seguinte pergunta:
- O que é que eu fiz para mim mesmo(pergunta cruel, não acham?)?
Pensem, ajudar é uma coisa, dedicar as nossas vidas ao ponto de anularmos os nossos planos e projetos de vida, é outra.
Ninguém é responsável pela vida de ninguém, nunca devemos esquecer de que a minha vida me pertence, e o fato de eu ter dedicado a um projeto alheio, não me dá ao direito de cobrar para esta pessoa, tudo aquilo que foi feito.
Pois no final das contas, ele poderá dizer que eu ajudei por que quis!
Vamos entender bem a dinâmica da vida , das nossas responsabilidades e tentar com isto não ser injusto fazendo cobranças descabíveis.
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo Rk SP NAMASTÊ!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sociedade perversa e doentia


Vivemos dentro de uma sociedade totalmente tapada, pois tudo que é diferente, que sai do padrão, é considerado anômalo, um “E.T.!”
Entre outras coisas, se você tem uma amiga que só anda com meninas, ela é chamada de lésbica, e se você é do sexo masculino, e ainda nem pensa em se casar, é porque você é esquisito, ou é um gay.
As pessoas só se preocupam com o rótulo, mas ninguém observa o caráter e a conduta destas pessoas, que em muitos casos são bem superiores a nossa, e estão além das nossas próprias capacidades de compreensão.
Já repararam, como as pessoas que compõem esta sociedade tapada, são infelizes, e se incomodam com a liberdade daqueles que ousam a não segui-la?
Quantos se escondem, e se inibem, em ser aquilo que realmente desejam? Definitivamente, as pessoas que se anulam por conta de um exemplo, um padrão de comportamento, vivem a mais longa, e frustrante experiência de suas vidas.
Numa época em que vivemos a liberação dos casamentos gays, onde o negro conquistou seu espaço, e se tornou presidente num pais , onde os brancos ainda acreditam na superioridade branca(das raças)?
Tem gente que é tapado mesmo, e insistem em apertar as mesmas teclas,será mesmo uma cegueira crônica ou uma burrice?
Será que vale apena ,perpetuar um conceito que não aceito para mim, por conta das pessoas hipócritas, que vivem cobrando um comportamento mais “normal”?
Não, eu não quero ser infeliz, para satisfazer alguns gatos pingados, só pra satisfazer os egos destas pessoas frustradas.
Prefiro viver segundo as minhas próprias intuições e necessidades, se as pessoas me criticam por eu ser um patinho feio, ou sempre estar andando na contra mão, qual é o problema?
O caminho que eu escolhi, é explicita, pois foi eu mesmo quem a escolheu, então se por força do hábito eu reclamar, me deixe resmungar pelos cantos da minha casa.
Não se incomodem com o meu estilo de vida, pois não vou ligar ou procurar pessoas dissimuladas, que acreditam que são felizes, só porque cumprem o papel de uma família perfeita e feliz!
Duvido muito que existam pessoas, famílias felizes, nos moldes de uma sociedade cheia de mágoas e falsos valores, é tudo na verdade uma fachada (muito bem camuflada)!
Em pleno século XXI, as pessoas ainda vivem de aparências, sabe aquele conceito onde aparentemente todos são felizes, mas vivem seus piores infernos astrais, são infelizes, e fazem as pessoas a sua volta infelizes.
Hoje fui ao banco pagar algumas contas, e encontrei um amigo, do tipo muito gente fina,e com uma cabeça que está a ano luz dos trogloditas urbanos, é casado com um professor que leciona na USP há mais de quinze anos.
Eles são muito felizes juntos, e não falo isto baseado no meu julgamento superficial, baseio na reciprocidade e cumplicidade de ambos, na necessidade que eles tem de fazer algo pelo próximo.
Sabe aquele lance de que se você está bem consigo mesmo, você fará questão de fazer algo de muito positivo pelo seu próximo?
Estou escrevendo esta crônica como um pequeno desabafo dele, pois pasmem, seu visinho o convidou para ir nos cultos de sua igreja, onde incrivelmente deus iria curar a sua homossexualidade(quem precisa de cura e quem é o doente?)!
Não conheço seu visinho para poder diagnosticar o seu mal, mas acredito que uma pessoa que viva a vida julgando e apontando o dedo para os outros, cobrando uma conduta exemplar de terceiros, deve ter muito a esconder!
E você caro leitor, é do tipo que vive a sua vida conforme as suas próprias crenças e valores, ou é aquele que tenta se moldar num padrão para não fugir a regra (só para manter as aparências)?
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RK SP NAMASTÊ!

domingo, 21 de novembro de 2010

O show não pode parar


O show não pode parar, mas o consumo exagerado de cerveja deve ser interrompido(imediatamente)!
Sabe o tipo de pessoa que eu admiro, aqueles que vão em festa e fazem de tudo para ser o centro das atenções.
Detalhe, estas pessoas não são como eu, elas não precisam ingerir nenhuma forma de droga (álcool) para se exporem.
Elas simplesmente chegam, e acontecem, fazendo todo tipo de palhaçadas e contorcionismos, um verdadeiro espetáculo, rivalizando até com os números circenses, apresentados nos parques locais.
Não obstante, alguns segundos após a sua chegada, as pessoas se formam em círculos a sua volta, e todos dão altas gargalhadas, se esquecendo por alguns instantes, de todas as tragédias do mundo.
Um poder absoluto, uma capacidade que eu invejo, pois faço uma força descomunal, até me drogo, consumindo latinhas e mais latinhas de cerveja, só para fazer rir os meus amigos.
Analisando o comportamento destas pessoas, cuja a natureza é totalmente livre das dependências de algumas “drogas”, vejo como elas são superiores.
Ninguém é melhor do que ninguém, mas de tempos em tempos, faço um balanço da minha performance, dentro da sociedade a qual faço parte.
Saber avaliar e fazer comparações desta natureza, é vital para o nosso próprio aprimoramento, pois acredito que na vida, precisamos ter parâmetros, referencias pessoais, que nos permitem “enxergar” até que ponto somos normais ou não.
Importante salientar, tanto aquele que bebe como eu, e aquele que não tem esta necessidade ,tem as mesmas boas intenções,de alegrar as pessoas e tornar um ambiente mais descontraído.
Hoje posso falar convictamente, de que bebo apenas socialmente, mas derrepente esta consciência, pode se tornar um inconveniente, num futuro não muito distante.
Preciso aprender a superar a timidez, que ainda se faz presente em meu inconsciente(em pequena escala), obviamente que já superei muitos deles, mas ainda não estou preparado, para fazer uma dança performática, a lá Sidnei Magal do oriente, ou ficar imitando a Sabrina Sato, com seu sotaque interiorano de ; ‘é verdade!’.
A cada dia que vivo, um novo palco se abre a minha frente, e artistas encenam o drama e a comédia da vida, fazendo grandes revelações, mostrando o quanto preciso melhorar a minha condição humana!
E vocês amigos leitores, como trabalham as suas fraquezas pessoais?
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo!
Paulo RKSP NAMASTÊ!

sábado, 20 de novembro de 2010

Um cara dentro de mim chamado Smolka


Certa vez, assisti um filme onde um menino conversava com o seu polegar da mão esquerda.
Achei um feito incrível, não converso com dedos, bonecos ou alguma outra forma, distante dos nossos semelhantes.
Mas, criei uma personalidade “fake,” uma segunda personalidade além da minha verdadeira, que em muitos casos tem me ajudado, a superar certas fraquezas de um eu, mal formado.
O menino do filme, sempre ‘trocava idéias’ com o seu polegar, todas as vezes que se via em uma situação difícil de se lidar.
Comigo não é diferente, todas as vezes que me encontro numa situação, ou conversa contraditória, aciono a minha personalidade fake, que é também meio psicólogo.
Veja só, ele tem até nome, ele se chama Smolka, não criei este nome, tirei ele de um livro(personagem), que li muito na minha adolescência, um livro que me marcou muito, chamado almoço nu, escrito pelo polêmico escritor William Borroughs.
Smolka, tem o seu lado muito pervertido e pouco humano, totalmente oposto da minha consciência, ele atua segundo as suas próprias regras e conveniências.
O nascimento desta segunda personalidade, foi necessário, com o intuito de proteger, e fazer prevalecer as necessidades básicas, da minha condição verdadeira(totalmente calmo e submisso).
Em muitos casos, quando somos muito passivos em relação a vida (sociedade), acabamos por perder muitas oportunidades.
Pois são muitas as pessoas que colocam seus interesses em primeiro plano, e num mundo cada vez mais capitalista, o conceito é, ‘salve se quem puder!’.
Não sofro de nenhuma anomalia comportamental, ou qualquer tipo de transtorno psicológico, acredito que o Smolka, funcione mais como um software, acionado em alguns momentos de dificuldades e conflitos pessoais.
Acredito que esta forma de defesa seja uma das, muitas ferramentas, que o nosso cérebro nos disponibiliza.
E desde que seja usada de forma a não prejudicar o nosso semelhante, ela é completamente saudável, pois ajuda a nos manter vivos e conscientes daquilo que realmente desejamos neste mundo.
E você, caro amigos leitores e blogueiros, que tipo de recursos se utilizam para viver uma vida aprazível?
Desculpe me pela demora na postagem desta crônica, agradeço desde já por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RKSP NAMASTÊ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sábado, 13 de novembro de 2010

Negociando com deus


É sempre assim, a correria de uns dias para cá, tem minado a minha criatividade.
E com ela, todo o aspecto da minha inspiração pessoal, vai por água abaixo, literalmente falando!
Tenho barganhado com deus, tenho dito a ele (como se ele não soubesse), de que não preciso de problemas, preciso apenas de um tempinho extra, para poder apreciar o por do sol, e tomar um cafezinho com leite, no meu back-yard.
Assim, a inspiração flui, como a fumaça que sai de dentro do copo, onde o café e o leite se misturam harmoniosamente, e da combinação do amarelo com o vermelho, sutilmente pinceladas, num céu extremamente azul.
Tenho invocado(implorado), nas minhas preces,orações e meditações, um pequeno espaço dentro do meu coração, que ultimamente tem dado batidas bem apertadas, pois com toda a certeza, ele está intimidado com o comportamento de algumas pessoas.
Mas como sempre, me importo com as pessoas que de alguma forma, fazem parte do meu pequeno universo(sejam elas boas ou más).
Ainda não me esqueci, de ver sempre o lado positivo delas, e ignorar o lado ruim, pois afinal de contas todo mundo tem seus defeitos, inclusive EU!
A composição do que sou hoje, um ser equilibrado, é basicamente formada por dois extremos, o lado bom e o lado ruim, então não podemos lamentar por existir pessoas que só praticam a maldade, pois é através deles que aprendemos a valorizar mais a vida.
Lembrem-se de que é do veneno que extraímos o antídoto, vou finalizar esta crônica, solicitando para todos aqueles que continuem a acreditar que “para tudo na vida há uma solução!”
Quando temos boas intenções para com a vida, ela nos retribui com a mesma generosidade, do contrário é verdadeiro.
Só me perdoem pela demora em postar pensamentos relevantes, prometo voltar com o máximo de idéias!
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo e pela tolerância comigo!
Paulo RKSP NAMASTÊ!

sábado, 6 de novembro de 2010

Cobranças irreais


Recentemente uma pessoa me perguntou porque eu estava desprezando ela.
E fui pego de surpresa, pois não cultivo este tipo de sentimentos com o meu semelhante, com os meus afetos, principalmente, se ela está no meu site de relacionamento.
Mas apesar do meu constrangimento, em ter que explicar este mal entendido,argumentando que recentemente estou envolvido na resolução de inúmeros problemas pessoais , valeu!
Valeu, pois esta pergunta me fez voltar na época, quando era adolescente, apesar de ter gozado uma juventude saudável, ainda sim lutava dentro da minha “cabecinha”, com tais sentimentos negativos.
Sentimentos, que muitas vezes não existiam, não no mundo real, só existia dentro do meu mundinho, a qual eu insistia em alimenta-lãs com a força de tudo aquilo que me contrariava no mundo real.
O tempo foi passando, e como tudo, a vida se encarregou de me mostrar que não sou a última bolachinha do pacote, e que o mundo não girava ao meu redor.
Então, eu aprendi a trabalhar mais com o meu lado “carente”, de achar que todo mundo tinha que me dar atenção.
Hoje um pouco mais amadurecido, compreendi que todo mundo tem as suas dificuldades pessoais, que todo mundo luta com seus próprios demônios, e por isto, não devemos ficar cobrando nada de ninguém.
Fazer cobranças dos nossos afetos, e apesar de estarmos cheio de boas intenções, se torna muitas vezes inconveniente, aprendi que quando gostamos das pessoas, precisamos deixa-lãs livres como pássaros.
Assim como necessitamos de oxigênio para manifestar, respirar, precisamos deixar as pessoas do nosso convívio fluir, só assim a vida acontece de maneira mais natural, e as amizades se fortalecem!
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp NAMASTÊ!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Valor financeiro versus valores do coração


Vivemos uma vida intensa, vivemos em função de um capitalismo selvagem, onde sacrificamos a nossa qualidade de vida, para adquirir bens que muitas vezes poderíamos viver sem.
A mídia é perversa, e nos manipula dizendo o contrario, nos convencendo de que necessitamos, precisamos ter, fazendo uma verdadeira ‘lavagem cerebral.’
E o efeito é catastrófico, passamos a acreditar que o símbolo do sucesso pessoal, é ter uma Ferrari na garagem, um Ipod, um tênis de marca que custe no mínimo R$ 500,00, vestir roupas de grife, comer em restaurantes cinco estrelas, e uma infinita relação de tudo aquilo, que é moderno e caro.
Não quero dizer que,devemos abrir mão de tudo que faça parte da nossa época, devemos curtir este momento, e se puder adquirir alguns “brinquedinhos” de luxo, por que não?
Mas não fazer destes, um estilo de vida, não viver em função do consumismo exagerado, e permitir que ele deforme a nossa verdadeira natureza.
Tem gente que vive comprando coisas, adquirindo bens só para saciar a sua necessidade desenfreada de consumo, e muitas vezes o objeto adquirido fica encostado, quando não são esquecidos, pelos cantos do quarto.
Mas o mais agravante desta prática, é quando o individuo passa a acreditar que é alguém, em função do seu poder de compra, e esqueça da sua verdadeira essência, que é a humildade.
Sentimentos ruins, passa tomar o seu coração, sentimentos como a arrogância, prepotência, ganância, ostentação e todo sentimento abominável ,que se possa imaginar num ser humano.
E por algum tempo, esta sensação poderá lhe suprir algumas carências pessoais, no entanto, quando perceber que as pessoas que te cercam, só estão interessadas no seu dinheiro, o teu coração será invadido por uma terrível solidão.
Procure fazer amizade com as pequenas coisas da vida, do tênis caro ao tênis mais barato, do restaurante caro, ao comercial do bar da esquina, da Ferrari ao carro popular, adquirido com prestações a perder de vista, e das roupas de grife, as compradas em brechós.
Este exercício de humildade, nos dá a certeza de que para ser feliz não precisamos necessariamente ostentar uma imagem, mas sim viver de acordo com as nossas próprias realidades, e com os pés mais no chão!
Não estou dizendo, que temos que abrir mão dos pequenos luxo da vida moderna, se você pode adquirir um Ipod, vá lá e compre, sacie a sua vontade, pois bens materiais também faz parte da nossa evolução espiritual.
Mas lembrem se, tudo em excesso é prejudicial, uma ambição exagerada pode-se tornar em ganância, um sentimento muito BAD!
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp NAMASTÊ!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Esta cidade pulsa, tem vida própria!


Relatos de amigos que viveram por um bom tempo em grandes cidades estrangeiras afirmam, São Paulo é única.
Pensei ser uma afirmação de pessoas nostálgicas, daqueles que ainda não se desprenderam do cordão umbilical.
Mas não, esta cidade que nunca dorme tem o seu aspecto mágico, místico, exótico, estranho algumas vezes, mas inexplicavelmente harmônico.
Com todos o seu drama, as violências , enchentes, lixos acumulados, engarrafamento, poluição sonora, visual e ambiental,ela ainda consegue ser bonita, poética e fotogênica.
Sim, fotogênica, um amigo fotografo, fez um book de todas as coisas ruins, que acontecem nesta cidade, e pasmem, apesar do registro das tragédias alheias, ela consegue ser bonita.
Pois São Paulo, é muito mais do que a tragédia de uma única pessoa, de um único povo, ela é a manifestação do imaginário criativo, dos povos descendentes de outras nações, portanto rico em cultura e saber.
E apesar das dificuldades que enfrentamos, em nossas correrias semanais, ainda encontramos tempo para ir a praia, para curtir a noite, ou visitar um parente numa cidade do interior.
Temos a oportunidade de conversar com o padeiro descendente de portugueses, de interagir com os feirantes, na sua grande maioria, filhos do país do sol nascente (imigrantes japoneses), do bar do seu Romeu que é descendente de búlgaros, do ainda vivo e bem humorado tintureiro, descendente de italianos e por ai vai, todas as nações reunidas numa cidade carregados com muita disposição e entusiasmo pela vida.
Reclamamos sim, mas como força do hábito, provamos em nossas lutas diárias, o quanto amamos esta cidade, pois ignoramos totalmente o seu lado negro(se é que ela exista!).
Planejo um dia em minha vida fazer a viagem dos meus sonhos, viajar pelo mundo, conhecer culturas e formas de pensamentos diferentes.
Mas acredito que terei algumas dificuldades no começo, pois sei que a saudade apertará o meu coração, numa experiência pessoal, que fiquei uma semana longe da minha querida cidade, a angústia e o desespero tomou conta de mim.
Algumas pessoas podem dizer que a cidade de Nova York, Tókio ou Paris, também são como São Paulo, mas acho que não, pois São Paulo never sleep!
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo, e que deus abençoe todos aqueles que vivem a noite e fazem esta cidade acontecer!
Paulo RkSp NAMASTÊ - MUITO OBRIGADO!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O lado B da vida


Sabe, aprendi na vida, que ajudar o próximo é a melhor coisa que podemos fazer, mesmo não sabendo da nossa verdadeira missão.
Ajudar aqueles que realmente estão precisando, nos dá uma visão da grandiosidade da nossa capacidade inerente.
Porque levamos ao extremo o poder e a capacidade de superação,ou seja, é ajudando o próximo que ajudamos a nós mesmos.
No entanto, existe sempre os dois lados da moeda, o lado B e o lado R.
“Legendando,” com o lado B, quero dizer, o lado bom de todas as coisas da vida, e o lado R, o lado ruim.
E como de costume, sempre basearmos as nossas experiências de vida no conceito universal da dualidade, a noite e o dia, a mulher e o homem, o bem e o mal, a luz e a escuridão o lado bom e o lado ruim.
Tentar enxergar sempre os dois lados da moeda, quase sempre nos dá uma vantagem sobre todas as coisas.
Pura lógica, pois num momento de pânico e desespero, somente aqueles que conseguem ver a oportunidade dentro de uma tragédia, conseguem sobreviver.
O que escrevi acima é um fato, um fato inexorável, pelo menos esta é a minha crença, e defenderia com unhas e dentes, se fosse necessário.
Hoje estive analisando, comportamentos de algumas pessoas, que tive a oportunidade de ajudar.
Não estou mencionando este fato, para me promover, ou jogar na cara de quem quer seja, mas ao expor esta experiência ruim, estarei alertando para alguns perigos que estaremos sujeitos, ao ajudar pessoas que não sabem o que querem da vida.
Como tudo na vida o dinheiro se faz necessário, muitas vezes tento não tirar um centavo do bolso, pois nem toda ajuda voluntária requer Money.
Mas quando requer este recurso, temos que abrir bem os olhos, e analisar todos os aspectos do ponto de vista de um mortal comum.
Não achamos dinheiro em pencas, ela não dá em arvores, e por conta deste fato, não a encontramos em nosso jardim.
O nosso dinheiro é um recurso finito, se não usarmos com sabedoria ,ela se dissipa diante dos nossos bolsos e dos nossos olhos.
E quase sempre uma amizade baseado numa ajuda financeira, acaba se tornando o pior de todos os relacionamentos humanos possíveis.
É preferível ter um inimigo rico(assumidamente), do que um amigo(pobre),interessado no nosso rico dinheiro.
Pois este se tornará o pior de todos os teus inimigos.
Tenham a certeza deste fato, nunca envolvam amizade com dinheiro, uma combinação quase sempre fatal.
Onde o perdedor, é sempre aquele que um dia tentou ajudar o seu próximo!
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp NAMASTÊ!!!!!!!!