Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Conheça o valor de um sorriso!


O autor do pequeno príncipe, Antoine de Saint-Exupéry escreveu sobre o sorriso: “no momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso, quer dizer que nós também, somos pessoa para ele.”
Já repararam, quando o céu esta nublado com um tempo frio, as pessoas andam com a cara fechada, inexpressivas, e boa parte delas, mal humoradas?
Com toda a certeza que existe uma ligação muito forte, entre a nossa biologia e o ambiente em que vivemos.
No entanto, a despeito desta ligação, devemos lembrar que o ser humano é o único ser da face da terra, que pratica tal façanha, o ato de sorrir faz parte da sua natureza inteligente.
Em alguns povos e culturas, dizem que quando sorrimos para o nosso semelhante, estamos convidando os, a adentrarem as nossas almas, um pensamento muito profundo, não acham?
Algumas pessoas do meu convívio, me rotulam como o “bobo da corte”, pois vivo sorrindo, mesmo quando não há um motivo aparente.
O meu ex-chefe, não sorria para ninguém, certa vez em um almoço de confraternização na empresa, a sua esposa nos comentou, que ele não sorria nem mesmo em casa.
É comprovado pela ciência moderna, que o sorriso libera no cérebro, um hormônio chamado beta endorfina, que é responsável pela sensação, de prazer e relaxamento.
Existem muitas terapias no mundo corporativo, que incluem “exercícios” do riso, para atenuarem o stress, e clínicas médicas, que estudam a cura de determinados males, através da risada.
Em tempos de frio e nuvens escuras, pairando sobre as nossas cabeças, vamos dar um sorriso , contribuindo com o nosso bem estar e de todos aqueles que nos rodeiam.
Lembre-se que um sorriso, vale por um dia de sol, para algumas pessoas que estão vivendo um rigoroso e o pior inverno de suas vidas!
Paulo RK

4 comentários:

  1. O sorriso tem muito haver com o que está por dentro, na maioria das vezes a gente nao esta muito afim de sorrir para os outros.

    Ja fui muito criticada pela minha mania de sorrir para as pessoas (diziam sorrir pra qualquer um), nao posso fazer nada eu sou assim.

    Acho que as criticas diminuiram pq tbm ando menos sorridente, mas aberta a retribuir sorrisos!

    Tem dias que vc está tao desanimada, que so pelo fato de receber um sorriso te da uma energia extra!.

    ResponderExcluir
  2. Adoro pessoas que sorriem e que demonstram no rosto sua vontade e participação de viver.
    Detesto gente com cara amarrada, com mau humor desde a hora que se levanta, com o semblante sempre fechado, demonstrando insatisfação para com outros semelhantes.
    Somos parecidos, querido amigo, por isso embalamos nossas energias mesmo através da telinha, mas acredito muito na aproximação dos espíritos pelo que emanam. E nós, emanamos carinho e solidariedade pelo ser humano, por isso somos assim, sorridentes. Deixe que digam o que quiserem, seja feliz consigo mesmo.
    beijos grandes, cariocas

    ResponderExcluir
  3. o sorriso é o retrato da felicidade, da alegria, do estar de bem com a vida ... por isto sorrir sempre ... sempre ...

    ResponderExcluir
  4. Digamos que meu sorriso é bem seletivo. Ele só aparece para as pessoas que merecem mesmo. XD Não que eu goste de ser carrancudo, mas também cansa sorrir o tempo todo, sem motivo. Gosto de ser... equilibrado. XD
    E tá bom, pode me cutucar o quanto quiser. Você me convenceu. XD

    ResponderExcluir