Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 31 de agosto de 2014

Quebrando rotinas, em busca de uma vida plena e mais feliz!

Não gente!
Não sou nenhum destruidor compulsivo de corações, de objetos ou quaisquer outras coisas boas deste mundo.
Quando era pequeno eu costuma desmontar todos os objetos a minha frente, tanto que a minha mãe costumava esconder ou limitar o meu acesso a todos os bens de valores da casa, principalmente os eletroeletrônicos e os eletrodomésticos, meus prediletos.
Para vocês verem que a minha sina, de não ser compreendido é de longas datas, desde a época em que fazia cocô nas fraldas às pessoas não conseguiam me compreender, interpretando tudo errado, algumas pessoas adultas, diziam que eu tinha a mania feia de quebrar tudo que ganhava, quando na verdade desconstruía para construir novamente.
A questão é que naquela época era analfabeto, e não sabia nem ler e escrever, portanto ninguém pode me acusar de “destruidor”, pois a intenção era monta-lo novamente, só não sabia como, por ser analfabeto tinha a dificuldade de fazer um manual, daquilo que estava desmontando. (risos)
Mas voltando ao presente, hoje na minha vida adulta, não “desconstruo” nada, na verdade depois de adulto, sou muito cuidadoso com as minhas coisas e as coisas das outras pessoas, pois além da consciência adulta, hoje sei muito bem como é difícil comprar os objetos dos nossos desejos.
E outra, à medida que vamos crescendo, parece que as nossas curiosidades vão se diluindo ou diminuindo com o tempo.
Mas um remanescente inerente e latente dentro de mim, daquela época não se apagou, e posso dizer que uma única “coisa”, não mudou dentro de mim, e dou graças a deus por isso.
O ódio e ojeriza pela rotina!
Talvez seja por isso que não costumo trabalhar em firmas com registro em carteira, ou preste quaisquer concursos públicos, só de pensar em ficar numa mesma empresa, até a morte, me causa alergias de todos os tipos, psicológicos e fisiológicos. (risos)
Porque este é o meu perfil, e se hoje quebro alguma “coisa” na minha vida, são as rotinas.
Admiro amigos meus que adoram viver no marasmo das rotinas, não presto para viver uma vida nesses moldes, ainda que seja “bacana” a ideia de que tudo está correndo conforme o “script”,  dá gasturas e falta de ar.
Não que eu cause alguns transtornos num ambiente tranquilo e equilibrado na vida de quem quer que seja, mas eu sempre opto pelo lado mais complexo de todas as coisas nesta vida.
Porque tudo que é fácil se torna rotineiro e tudo que é rotineiro nos cansa, pelo menos pra mim.
Quer ver um exemplo do que estou falando?
Ontem no sábado para vocês ter uma ideia, estava à toa a noite, nenhum compromisso e para variar sem dinheiro e nenhum lugar para ir, de repente depois da janta me bateu um sono, estava a fim de ligar o PC como de costume quando estou naquela situação, e ficar de bate papo com alguns incríveis amigos.
Só que não!
Sabe o que eu fiz?
Fui dormir, sem escovar dente, sem tomar banho e sem porra nenhuma, eu mesmo fiquei admirado com a minha atitude radical, pois fui dormir do jeito que estava: de calça, tênis e uma blusa leve que usei o dia inteiro.
Cheirando a “xana mal lavada”! (risos)
E o melhor de tudo, antes das 22 horas, se de semana eu reclamo que não consigo dormir antes da meia noite, ontem eu extrapolei, e foi bom, porque hoje acordei às 8 horas e bem disposto, sabe aquela sensação de uma noite bem dormida?
Pois é, foi o que aconteceu comigo, muito bom!
Apesar de ter dormido sem escovar dentes, hoje compensei escovando até a língua, pois o gosto ruim dos restos de alimentos acidificando em nossa boca é muito ruim.
Mas não pense que tal pensamento seja uma bobagem de quem não tem o que escrever!
Sabem por que?
Porque como tudo na vida, todas as ações que fazemos no mundo gera uma reação, portanto acredito que a sensação de bem estar não só foi causado pelo fato de ter dormido mais cedo, pois dizem que o melhor sono é aquele que acontece antes da meia noite.
Mas de ter quebrado uma rotina comum em minha vida, quando estou sem dinheiro e sem nenhum atrativo para fazer num belo sábado à noite.
Pois li certa vez numa revista, daquelas que ficam no consultório dentário na sala de espera, que toda forma de rotina deveria ser ignorado e quebrado, pois é um dos fatores entre muitos outros que nos causam a depressão.
Após ler este estudo científico cheguei à conclusão da veracidade da mesma, pois observando pessoas que tem depressão do meu convívio, reparo o quanto são rotineiras as suas vidas.
Elas fazem todos os dias às mesmas coisas, até mesmo seus movimentos se tornam impecáveis de tão repetitivos que são.
Não dá para ser feliz desse jeito, sem a pretensão de querer dizer ou ensinar as pessoas o que é certo do errado, mas se alguns estudos científicos indicam que o nosso cérebro não foi feito para vivenciar rotinas, acho que as pessoas deveriam buscar refletir mais as repetências de suas vidas.
Buscar ver diferente a cada dia, o seu novo amanhecer, buscar trilhar por caminhos diferentes todos os dias, quando tiver que ir num mesmo lugar, buscar falar algo novo e diferente para as pessoas do seu convívio daquilo que elas estão acostumadas a ouvir de você, e com isso fazer a grande diferença na tua vida!
Afinal de contas não dá para fazer um bolo sem quebrar os ovos, e em matéria de quebra, sou um perito, mas não um perigo! (risos)
 Paulo RK

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Problemas? Não esquenta, viemos ao mundo para resolve-las! Simples assim!

Até hoje não compreendo a falta de inteligência emocional de algumas pessoas do mundo.
É comum ver as pessoas entrarem em pânico todas as vezes que  tem que encarar situações corriqueiras, que não dão certo, e que comumente costumamos chamar de problemas.
A questão é que no mundo todos temos algumas situações da vida que não correm conforme o planejado, sem exceção, dos sábios aos tolos, todos temos que encarar alguma situação difícil em uma determinada época de nossas vidas.
Particularmente acredito que ‘problemas’ seja natural e intrínseco da vida, um mecanismo maravilhoso que nos permite superar quaisquer situações adversas, nos permitindo evoluir espiritualmente, provando para nós mesmos que somos capazes de transformar tudo que é ruim em algo de muito bom.
 Não é nenhuma conjectura ou uma “mentira” que criei convenientemente para me conformar com as dificuldades da vida.
Mas uma realidade bem a vista para quem quiser enxergar, observem a humanidade que tem evoluído graças aos empecilhos e obstáculos impostos pela própria vida, ao longo de suas existências neste mundo.
Todos os “problemas” do passado impulsionou a humanidade a criar novas tecnologias e novos estilos de vidas, sem as quais estaríamos vivendo na era das cavernas, e muito provavelmente estaria escrevendo este blog numa parede de pedra, no “conforto” de uma caverna qualquer chamado de lar, protegido dos ataques dos terríveis T-Rex (dinossauros bípedes)! (risos)
Tudo que você tem a fazer, todas as vezes que as coisas não derem certo em sua vida é, relaxar, dar um tempinho e resfriar a cabeça.
Pela simples lógica de que quando estamos com a cabeça perturbada, não conseguimos enxergar muitas das oportunidades que está bem as nossas frentes, piorando uma situação que já estava ruim.
O meu mestre da vida Daisaku Ikeda, mencionou certa vez em sua relevante obra ‘Revolução Humana’, um momento onde ele ficou estupefato com o comportamento de seu mestre Jossei Toda, que ficou jogando Shogui, uma espécie de xadrez japonês,  a despeito de sua empresa estar falindo, ele estava jogando descontraidamente, como se nada estivesse acontecendo.
Na época o jovem discípulo Daisaku Ikeda não sabia muitas coisas sobre a filosofia budista, mas posteriormente ele compreendeu a atitude  “insana” de seu mestre, conforme ele próprio mencionou em sua obra literária, revolução humana.
Ele diz que o mestre tinha razão, o fato de ter problemas não o impedia de viver a vida fazendo as coisas que mais gostava, pois se preocupando ou não, o problema existiria de qualquer jeito e teria que ser resolvido de alguma forma.
O que o mestre ou qualquer pessoa no mundo, não pode é deixar de viver as suas próprias vidas só porque está passando por alguma dificuldade, tal comportamento só tem a agravar uma situação ruim.
Então o raciocínio do mestre Jossei Toda era: “com problemas ou não, a vida continua, a luta sempre será a mesma, e a decisão de sermos vitoriosos, precisa persistir a todo custo, não os problemas”!
“Resumo da ópera”; a última coisa que você deve fazer quando estiver passando por algum problema, é se isolar da civilização e se fazer de vitima, não pare a sua vida, continue a fazer o que sempre fez!
Viva, sorria e comente com os seus amigos sobre as questões que lhe fazem sofrer, não com o intuito de ser o coitadinho, ou de se fazer de vitima, mas para a obtenção de algumas sugestões relevantes, que podem vir a calhar, ou mesmo como um simples desabafo.
Particularmente e com base no conhecimento budista, tenho feito desse mesmo “jeitinho”, quando estou passando por algum “perrengue” não permito que ela altere o curso da minha vida ou a minha rotina, continuo a ler, escutar boas músicas, falar besteiras, rir como um retardado como se não houvesse o amanhã, e trepar como um animal de teta no cio. (risos)
E toda esta mudança de comportamento em relação aos problemas pessoais e mundanos, tem surtido efeito, hoje vivo com menos gravidade, com menos peso nas costas e mente, com mais intensidade e infinitamente, com mais qualidade de vida.
Sim, com toda certeza, existem problemas que não podemos resolver, pois não nos cabe à incumbência de interferir no livre arbítrio das outras pessoas, e com problemas não solucionáveis, a gente simplesmente se conforma.
Fazer o que, se o livre arbítrio é um poder absoluto que nós herdamos, então cada um faz da tua vida o que bem entender, e mesmo vendo uma pessoa que amamos fazer burrices, sofrendo pelas suas próprias mesmices, só temos a direciona-los através de conselhos, com orações ou meditações conforme a crença de quem está lendo este texto, para que a pessoa atribulada encontre a luz e paz espiritual neste mundo.  (como sendo o seu próprio caminho para a evolução espiritual)
Não sou psicólogo de formação, mas de boteco, (risos) e tudo que menciono aqui são baseados nas minhas experiências de vida,  alicerçados na filosofia budista, espero que tais ideias contidos nestes textos, os façam refletir e pensar de forma clara e ampla sobre muitas coisas nesta vida, inclusive de que o próprio Buda, Jesus e Maomé, afirmaram: ‘NINGUÉM VEIO AO MUNDO PARA SOFRER’.
Faça da tua existência um fator motivacional inigualável, e que a cada glorioso amanhecer, você tenha mil motivos inerentes para ser feliz e fazer as pessoas deste mundo felizes e não o contrário!
Paulo RK

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O que é que te inspira a ter motivação pela vida?

Não tem jeito, sou desse jeito, não pretendo mudar porque tenho muito orgulho de ser como sou, e se “deus” quiser morrerei desse jeito, e se ele permitir, com os mesmos atributos potencializados, afinal de contas, não perco tempo, e vivo a vida a fortalecer as minhas convicções por tudo que sou.
Ao observar o mundo contemporâneo e as pessoas que nela vivem, me convenço que o drama existencial de muita gente é a falta de convicção, tá faltando fé nas pessoas e com tantos recursos tecnológicos e científicos a nosso dispor, não serve para nada, porque a humanidade esqueceu o principal, acreditar em dias melhores, mas principalmente acreditar nelas mesmas.
Mas não estou falando da fé cega, da babaquice de acreditar que em algum lugar da abobada celeste, existe um único ser “maravilhoso”, que nos ama e que a qualquer momento ele nos fará feliz neste mundo, só porque acreditamos convenientemente que ele pode tudo e gosta muito de nós.
AHAMMMMMMM!
Vai acreditando nesta mesmice, e “viva” a sua vida de forma parasitária a fazer o que sempre fez a espera de um milagre, que o  tempo aqui, neste planeta tá passando, e se tem uma coisa que os avanços tecnológicos não conseguem controlar é o precioso tempo.
A notícia ruim que tenho para todos, é que milagres e deuses não existem, pelo menos não da forma que todos preferem ou gostam de acreditar!
Com todo respeito aos primitivos e abitolados que acreditam num deus onipotente, onipresente e conveniente, num momento de crise global onde o próprio mundo demonstra que tais crenças não vão nos livrar dos sofrimentos das nossas próprias condições das ignorâncias fundamentais inerentes!
Não é nenhuma blasfêmia dizer isso, pois tenho como provar teoricamente, através de um simples raciocínio lógico, baseados numa filosofia milenar de vida a qual pratico, e com a própria ciência que amo de paixão. (como a própria ciência de todas as coisas neste mundo)
 E não é nenhuma besteira ou mais uma besteira que todos estão acostumados a afirmar em seus delírios coletivos, ao praticarem uma fé doentia e sem nexo ou sentido qualquer.
Pois a ciência já provou que o ser humano tem todos os “ingredientes” que compõem este imensurável, vasto e rico universo, portanto nem venha dizer ou afirmar que perante deus não somos nada ou ninguém, tal afirmação é de quem não tem um pingo ou mínimo de amor e respeito próprio.
Expondo bem o mundo em que vivemos atualmente, ninguém consegue amar ninguém, porque elas próprias não se gostam, e sabemos muito bem; ‘quem não se ama, fica difícil amar quem quer que seja’!
Somos divinos, somos extensão do macro universo como o micro universo, então podemos tudo, se assim quisermos, mas os nossos desejos tem que ser baseados em duas forças motrizes, que tem movido a humanidade por séculos, estou falando das nossas próprias convicções como a fé, e o mais importante, das nossas ações em prol de concretizar qualquer coisa!
O raciocínio é simples, se temos tudo que move este vasto universo dentro de nós, precisamos apenas acionar este poder através da fé e concretiza-las, materializando através das nossas atitudes como as próprias ações.
Outro dia estava conversando com o meu mentor, pessoa que vive viajando o mundo inteiro, e com muitas experiências profissionais de tirar o fôlego de qualquer mortal comum, ele nos definiu bem como pessoas comuns; ‘pensamos que já fizemos de tudo nesta vida, quando na verdade vivemos apenas em função dos nossos próprios umbigos, e das questões pessoais que não conseguimos resolver’.
A questão é o que “promove” tal comportamento de fé pela ação e a ação pela fé, em busca daquilo que mais acreditamos neste mundo ou vida?
E a resposta é inspiração!
A inspiração nos motiva a buscar o desconhecido, e é exatamente esta incessante busca por tudo que é novo e diferente, que move o micro universo dentro de nós, nos tornando em pessoas destemidas e com uma visão muito além de nossas épocas, consequentemente igualando o nosso micro universo, com o próprio macro universo.
E foi esta inspiração que definiu o século em que vivemos, com muitos confortos e regalias tecnológicas e científicas.
Mas por algum motivo, a humanidade deixou de procurar inspiração na sua própria existência e forma de ser, preferindo viver da idolatria, como faziam os nossos primórdios a temer tudo, sem terem a consciência de que a própria existência humana é um milagre, e que nós somos aquele que pode operar e realizar quaisquer coisas, que acreditamos e almejamos, transformando tudo a nossa frente!
É muito poder para desperdiçarmos e vivermos como vermes nos arrastando, acreditando que não somos nada perante um suposto deus que ainda reside no coletivo imaginário, à vida requer ações baseadas na lógica das coisas poupáveis, e não num medo de um deus cruel que pune ou recompensa seus filhos, e muito pior, que nunca saiu do plano imaginário coletivo.
E com tudo que mencionei se você ainda discordar comigo, apesar de não ligar, pois é um direito, mas antes de se achar um zé ninguém perante esse poder invisível, que você não pode explicar e teme até em questionar da sua existência, não se esqueça do poder do livre arbítrio, que foi concedido no momento em que nascemos neste planeta a todas as pessoas.
O raciocínio é simples e muito lógico, mas mesmo assim, não espero que compreenda, pois afinal de contas seria muita pretensão a minha querer mudar as mentes das pessoas, que nasceram no berço católico, pois tais crenças lhes foram embutidos desde pequeno, então não posso fazer muita coisa, quando e se as mentes dessas pessoas, não funcionarem de acordo com as realidades mundanas e verdades bem as suas frentes.
Preste atenção!
Se existisse a necessidade de um único deus para punir os erros das pessoas, e beneficiar aqueles que só cometem o bem, não haveria a necessidade de existir a poderosa realidade do livre arbítrio, onde cada um se torna dono de suas ações, bem como das suas consequências.
Se fizer o bem, colherá bons frutos, do contrário é verdadeiro!
Portanto do meu ponto de vista, não tem lógica, para que serviria tal “liberdade” concedida, como o poder do livre arbítrio, se existisse um único deus que dita ou ‘administre’ tudo que posso ou não fazer, com a minha própria liberdade (vida) neste mundo?
Se fosse assim, a existência do livre arbítrio seria inútil, mas não é, e sabe por que?
Tenho reparado que boa parte das crenças humanas que aqui denominamos religião, acredita ou mencionam o livre arbítrio como uma benção poderosa, e com o bom uso dela, deveríamos fazer o nosso melhor em busca das nossas evoluções espirituais.
Não viver a vida temendo algo que não podemos explicar, como se fôssemos vermes rastejantes, do meu ponto de vista tal comportamento e pensamentos são pecaminosos, pois estamos desperdiçando o ‘divino’ que habita dentro de cada um de nós.
 Então não esqueça, temos tudo ao nosso favor e por mais que você esteja passando por alguma situação difícil neste exato momento, lembre que nada pode ser maior do que o seu poder do livre arbítrio, e só você pode e tem o poder de acionar, esta  capacidade latente e inerente da auto superação.
Como?
Um conselho pessoal, tudo que falei neste texto não deve ser considerada certa ou superior a qualquer outra forma que eleve a sua alma, ‘mente aberta’ por favor, pois no mundo e no próprio universo, são varias maneiras e formas pela busca das nossas felicidades, você só tem que optar e buscar por aquele que te supra os teus propósitos, através do próprio poder que possui, como a do livre arbítrio.
E não deixar de fazer as coisas que mais ama neste mundo, afinal de contas o que seria da vida se apesar de estarmos vivos, respirando e tendo as nossas próprias aspirações, não pudéssemos vivenciar as nossas próprias crenças, em nome daquele ou daquilo que não podemos explicar (deus)?!?!
Paulo RK

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Amigo de cú é rola!

Nem vou pedir desculpas pela expressão chula do ‘cú de rola’, e saibam que não estou querendo ser grosseiro ou mal educado com as pessoas que me seguem por aqui, ou com quem quer que seja.
Valendo como desabafo pessoal, afinal de contas o meu blog se presta para isso mesmo, simplesmente porque não posso mandar todo mundo, para a puta que pariu ou chamar as pessoas interesseiras do meu cotidiano de ‘amigos cú de rola’.
E tenho a convicção de que após lerem o meu desabafo, todos me compreenderão, afinal de contas eu posso não ter um milhão de seguidores leitores por aqui, mas sei muito bem que as pessoas que me seguem são pessoas intelectuais, conceituadas em todos os sentidos e principalmente pessoas cheias de moral!
Ultimamente, alias não é de hoje que tenho reparado!
As pessoas do mundo, mesmo as mais próximas são interesseiras, e muitos deles se aproximam ou pior, só lembram quando estão precisando de algum favor.
Tudo bem que para algumas pessoas tais comportamentos são normais, mas do meu ponto de vista, são ‘hostis’, pois não gosto de ser lembrado só nos piores momentos de suas vidas.
São como aquelas famílias que só se reúnem em velórios, não vejo graça alguma!
Porque fora o momento de suas precisões, as pessoas nem lembra de que existimos, e algumas outras, se quer, lembra, dos nossos ‘nominhos’. (risos)
Então que porras de caralhos de amizade são essas?
Não quero parecer injusto ao fazer tal comentário por aqui, porque percebo em alguns amigos, principalmente os mais antigos, que eles não fazem por maldade, mas porque elas próprias acham natural um amigo ajudar o outro num momento de precisão ou de maior aperto financeiro. (apesar, que não curto envolver dinheiro nos relacionamentos com amigos, isso não presta!)
Mas a questão, e sempre haverá questões existências para pessoas com cabeças pensantes; ‘é que do meu ponto de vista, amizades são como, a mais bela flor, devem ser cultivadas para florescer e enaltecer as almas sofridas de um mundo, carregados de coisas feias e sentimentos sombrios’.
 Sou muito sincero, então comentei este ato abominável, que é de procurar pessoas somente quando precisamos, com um amigo que cometeu tal ‘obscenidade’, e sabe o que ele falou?
Antes tivesse ficado calado e de biquinho fechado!
Ele me falou que estou muito carente e deveria sair à procura da minha alma gêmea!
Eu fiquei estupefato, geralmente sou uma pessoa cheia de argumentos em defesa própria, mas naquele fatídico dia, fiquei tão chocado, que naquele momento, a minha língua parecia ser feito de concreto, e não consegui mover uma fibra de seus poderosos músculos.
O “amigo” cú de rola deu uma risadinha sem graça, tipo sorriso amarelo, deu tapinhas nas minhas costas e partiu, partiu para até quando ele precisar de novo seja de algum favor, ou uma ajuda financeira humanitária.
Sinceramente, essa gente cansa a minha “beleza”!!!!!!!!!!
Ele poderia partir para a puta que pariu, pois não preciso de amizades deste tipo, mas a questão é que me incomoda muito em ter que compartilhar o mesmo mundo, com pessoas carregadas de sentimentos como é o próprio egoísmo.
Apesar de ter comentado que ele poderia partir para os raios que o parta, não desejo mal a ninguém, ou a quem quer que seja, pois pessoas desta natureza só existem por uma finalidade, de nos ensinar os verdadeiros significados das amizades.
Feliz do homem que consegui valorizar os amigos seja da infância, do trabalho, do bairro ou mesmo os de dentro de casa.
Porque amigos verdadeiros estão se tornando doces lembranças de um passado muito distante, onde lembramos, quando mais necessitamos de suas presenças em nossos cotidianos.
Paulo RK