Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Mau humor

Só tem duas formas de você me encontrar de mau humor, ao acordar e não ter leite para beber ou me privando de escutar músicas!
Se tiver estes dois elementos o mundo pode estar se acabando que estarei espiritualmente inabalável e muito disposto e disponível para resolver quaisquer desinteligências, tornando a vida daqueles que vivem em meu entorno melhor.
Apesar de estar ‘véio’ acredito que ainda estou na fase da amamentação (risos), na verdade tive uma passagem profissional  onde trabalhava com produtos químicos concentrados, consequentemente fortes, cujo cheiro me fazia sentir muito mal e desde que fui orientado pelo responsável a tomar leite, alegando o mesmo que limparia o meu organismo da intoxicação pelo ar, me senti melhor após a ingestão e desde então nunca mais parei de tomar.
Quanto à música, ouço desde muito pequeno desde a época dos meus avós até os meus pais e irmãs, então qualquer lugar que você me encontre, seja de manhã, à tarde ou à noite, sempre estarei escutando uma boa música de minha preferência.
Obviamente que existe um terceiro fator além de muitos outros fatores que me permite estar sempre sorrindo em tempo integral a ponto das pessoas em meu entorno, pensar que não tenho problemas na minha vida, e esse terceiro fator é a gratidão pela própria vida.
Sou sincero em dizer que quando novo vivia a reclamar pelos pequenos percalços da vida, ignorando completamente o fato de que tais obstáculos são instrumentos, que a própria vida nos proporciona para o nosso aperfeiçoamento, durante a nossa estadia neste mundo.
Agradeço a vida por ter conhecido a filosofia budista, pois foi como renascer ou emergir das trevas da ignorância, que até então se quer tinha a consciência de que vivia na escuridão, hoje faço desta filosofia o principal combustível, que me permite enxergar muito acima das nuvens escuras e muito além do horizonte, invisível aos nossos olhos mortais.
Hoje vivo um dia de cada vez, acreditando que a vida não se resume a um punhado de problemas complicados, e hoje o meu pensamento é outro, se tenho problemas vou resolver para continuar a sorrir e provar pra mim mesmo que vale muito a pena estar vivo, apesar das vicissitudes da vida, afinal de contas ‘problemas’ são lições que nos ajudam a ser um ser melhorado.
Não sei se você conhece um budista pessoalmente, geralmente eles estão sempre de bom humor e sempre estão dispostos a ajudar o seu semelhante com alguma atitude ou palavras de gentileza e conforto para falar, e foi tal comportamento que me atraiu e me tornei num budista.
E se hoje sou grato por estar respirando este ar abundante, tenho motivos de sobra para continuar a sorrir estando de bom humor, e a principal de todas as razões e motivos é sem dúvida, por estar VIVO!
Ninguém valoriza a vida por si só, da liberdade de estarmos andando e com saúde às pessoas só valorizam depois que perdemos o nosso maior legado, daí se arrependem e começa a barganhar com deus, pedindo perdão pelas suas próprias mesmices da mais pura ingratidão.
Nunca é tarde afinal de contas um coração arrependido vale diamante! (é o que dizem)
E a cada dia não me vejo no direito de reclamar por nada, pois estou vivo e tenho o dia inteira a minha disposição, não quero ser mais um ‘contaminado’ ou ‘ingrato’ com a própria preguiça e a inércia da cegueira de quem não quer enxergar o óbvio, que a vida é muito boa e generosa.
Pessoalmente acredito que ta faltando humildade nas pessoas que vivem de mau humor neste planeta, nenhum problema pode ditar o nosso humor, não podemos nos deixar levar pelas circunstâncias que a própria vida nos proporciona para nos forjar e em nos tornar fortes em relação a nossa própria fraqueza interior.
A propósito o budismo nos ensina que problemas são frutos das nossas próprias más ações, nada na vida é gratuito, tudo gira em torno da lei da causa e efeito, toda ação gera uma reação, tão lógico e simples como na própria ciência, nem tem como errar ou ignorar este principio.
No budismo aprendi que existem dois fatores negativos na vida de qualquer mortal comum, as maldades e os obstáculos.
E qual é o pior?
Sem dúvida que é a maldade, por se encontrar dentro dos nossos corações e mentes, percebam que as pessoas deste mundo considerado contemporâneo, estão cheio de maldades e agem conforme suas maldades contra o seu semelhante.
Quanto aos obstáculos são todos os fenômenos negativos que acontecem fora da nossa condição espiritual e em nossos caminhos, portanto pra aqueles que não tem a maldade interior, superam quaisquer dificuldades causadas pelos obstáculos, do contrário é verdadeiro.
Pessoas com maldade dentro delas conseguem enxergar a própria maldade onde elas não existem, tornando a convivência pacífica impossível ou mesmo, coexistir com tais pessoas se tornam numa experiência nada agradável.
O budismo nos explica que nenhuma situação adversa deve ser motivo para vivermos de mau humor, afinal de contas somos todos responsáveis pelos nossos próprios atos, e os problemas nada mais são do que atitudes errôneas que cometemos no passado.
Segundo a filosofia tudo gira em torno da lei da causa e efeito, como já mencionei a vida funciona como na própria ciência, para toda a ação sempre existirá uma reação, simples assim e nem é tão difícil de compreender.
A questão é que as pessoas adoram se fazer de vitimas e fugir das suas responsabilidades, justificando suas mesmices culpando as outras pessoas só para não ter que assumir seus próprios erros.
Para finalizar este longo texto gostaria de fazer uma profunda reflexão, para todas as vezes que estiverem com mau humor.
Nada justifica ficar com a cara fechada ou ficar de grosserias só porque você acha que a sua vida é injusta, quando tal pensamento ingrato invadir a sua mente, observe o mundo ao seu redor, e perceba que tem muita gente com tão poucos recursos, inclusive com pouca saúde, lutando com as suas próprias fraquezas para pelo menos serem felizes neste mundo!

Paulo RK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário