Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 7 de maio de 2017

Aprendendo uma nova lição para vivermos nossas vidas com mais satisfação!

Quando somos financeiramente limitados não podemos fazer tudo que queremos, por outro lado sabemos que a vida geralmente não nos proporciona o que pedimos, mas nos proporciona tudo que precisamos para viver dentro das nossas próprias possibilidades da melhor forma possível e conforme as nossas próprias lutas.
Obvio que o fator vida é ‘subjetiva’, e ela só passa a existir conforme as nossas próprias ações perante um desafio, quando agirmos tornamos o conceito da minha ‘vida’ real, sendo que cada pessoa tem a sua realidade de vida, impossível de explicar em palavras, mas impossível de negar da sua existência, pois cada pessoa tem a sua responsabilidade que aqui chamamos de vida.
Dito isso gostaria de lembrar que ficar “admirando” a vida alheia não nos leva a lugar nenhum, conheço gente que fica observando as vidas das outras pessoas e não contentes fazem comentários depreciativos, numa clara demonstração de inveja pelos feitos alheios, tem os que deixam de viver suas próprias vidas, admirando as performances dos que realmente tem coragem de lutar pelo que elas acreditam e fazem acontecer conseguindo serem felizes.
Descobri a um tempinho atrás e conforme as escrituras sagradas do ‘Sutra de Lótus’ o equivalente budista da bíblia sagrada, que nenhum ser humano veio ao mundo para sofrer, ‘se’ estivermos sofrendo é porque estamos cometendo algum erro em nossas vidas, porque ‘sofrimentos’ é um mecanismo inteligente da vida, que nos faz despertar pelo que nos faz sofrer.
Como todos que me conhecem pessoalmente sabem que sou financeiramente limitado, ou seja, sou pobre, mas em nenhum momento me sinto infeliz, porque desconheço a miséria, a pobreza financeira é material, e a condição da miséria é espiritual, portanto existe uma grande diferença entre a pessoa ser pobre financeiramente e ser espiritualmente miserável.
A pessoa financeiramente pobre com sentimentos humilde, não tem medo de lutar pelo que acredita, não titubeia em momentos cruciais de suas vidas, sempre está batalhando para aprender uma nova lição, e fazer do aprendizado uma ferramenta para inclusive tornar a sua vida escassa mais amena.
A pobreza que tem como origem o espírito miserável, não atua com a humildade, portanto se quer pensa em aprender quaisquer lições com o seu semelhante, pois pensa que sabe de tudo, ignorando as pessoas e a sua própria realidade de vida, tais pessoas miseráveis sucumbem à própria ‘escuridão fundamental’ ou como todos conhecem aqui na terra, como a sua própria ignorância.
Aprendi na filosofia budista que somos ‘viajantes do tempo’, sendo todos sem exceção ‘eternos aprendizes’, portanto eu não vejo nenhuma razão de estarmos vivos e não termos interesses em aprender o máximo de aprendizado possível aqui na terra.
Hoje me senti um pedreiro, na verdade estou me sentido ‘realizado’ porque consertei uma parede que ia desabar a qualquer momento, vai parecer bobeira para algumas pessoas, mas estou muito orgulhoso, por ter arrumado sem ter que contratar e pagar por um profissional.
“Se” ficou bom?
Na verdade tempos atrás eu tinha aprendido a fazer massa de cimento com alguns bons amigos, e sobre a parede que estava com uma rachadura enorme, pesquisei no youtube de como deveria realizar o conserto, e com certeza os bons amigos conhecedores da área me orientaram bastante, sem as quais não teria realizado o conserto.
E assim acredito conseguimos ser felizes nesta vida, pois não precisamos ser pedreiro profissional para realizar reparos em nossas casas, não precisamos ser cozinheiro profissional para fazermos uma comida saborosa, não precisamos ser costureiro para costurar uma calça rasgada, principalmente quando moramos sozinhos e estamos por conta própria, quando na verdade, ‘saber lidar com probleminhas do nosso cotidiano e se virar é uma questão de sobrevivência’.
Mas o mais importante, tais “probleminhas” nos dá uma agradável sensação de auto-realização quando solucionado, é libertador tal sentimento nos fazendo sentir capazes de tudo, então a minha dica é que aprendam a fazer um pouco de tudo em suas vidas, de serviços domésticos, a cozinhar, serviços de alvenarias, a costurar e entre muitos outros aprendizados quando tiver oportunidade para aprender, nenhum conhecimento adquirido será em vão, porque o gostoso da vida é a sensação de liberdade por não temermos nenhum obstáculo em vida!

Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário