Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Por que algumas pessoas parecem perder interesses pelas pessoas e desistem de lutar pelas suas próprias vidas?

Tenho ‘notado’ e não é de hoje algumas pessoas do meu entorno, pessoas amigas ou não que parecem ter desistido de lutar pelo que é importante em suas vidas, e não é de hoje, alias o processo desta desistência tem sido gradual, em doses “homeopáticas”, tomando proporções assustadoras e colossais a cada ano que passa.
‘Assustadoras’ porque sou sincero em dizer que me preocupo com as pessoas que me cativaram nesta vida, gostaria que elas estivessem bem e prosperassem em todos os sentidos, mas principalmente tivessem interesse em aprender com pessoas que podem de alguma forma agregar valores e competências para facilitar suas próprias vidas, quando num futuro não muito distante e não puder mais contar com a sua juventude, reagir de forma positiva às vicissitudes naturais da vida.
Não julgo ninguém pelas aparências, mas não se trata só das aparências, tais desistências pela vida, são visíveis e vai muito além do próprio desinteresse pelas pessoas, identifiquei que a pessoa, parece nem ligar mais com seus próprios negócios fazendo tudo e ‘aparentemente’ de qualquer jeito, sem critérios e conceitos que poderiam lhe poupar mais custos e gastos financeiros.  
Critérios esses que a própria pessoa diz ter “aprendido” com os erros cometidos por ele mesmo no passado, mas aparentemente o procedimento está sendo o mesmo, colocando em risco a sua saúde mental que já está aparentemente cansado de passar pelos mesmos nervosos de sempre com ‘mal pagadores’ ou muito pior, tendo que gastar muito mais com advogados só para rever seus direitos garantidos.
Mas infelizmente tal ‘estagnação comportamental’, não acontece somente no aspecto profissional, quando menciono vida, quero dizer por tudo que a pessoa gosta de fazer enquanto ‘vivo’ para se sentir ‘vivo’, sim este meu amigo abriu mão de fazer muitas coisas bacanas que ele fazia ainda quando era “normal”, tipo dirigir, dançar, nadar, viajar e entre muitas outras coisas bonitas da vida, que justifique a nós mesmos a condição maravilhosa de estarmos vivos pelo que vale muito a pena viver (pelos nossos próprios interesses).
Fiz faz pouco tempo, ou recentemente um curso de especialização chamado  Coach, onde trabalhamos como consultor para ajudar profissionais ou não a chegarem com seus próprios conhecimentos onde elas querem chegar, para quem não sabe tem muitos profissionais capacitados no mercado brasileiros, a questão é que elas não sabem como deslanchar com todo o seu arsenal de conhecimento e é onde entra o profissional do Coach.
E com este conhecimento técnico e cientifico adquirido do ‘Coach’ pensei poder ajudar este meu amigo que aparentemente desistiu de tudo em sua vida, ‘ledo engano’, para quem não sabe e para minha profunda tristeza, ‘é inútil querer ajudar aqueles que não querem ser ajudados’!
Antes de fazer o curso tinha a falsa crença de que poderia ajudar muitas pessoas queridas do meu entorno, mas foi um engano, pois descobri que nenhuma técnica do conhecimento humano científico ou mesmo “divino” (deus) poderia ajudar aqueles que não querem ser ajudados, simplesmente porque se acovardaram e desistiram de lutar em suas vidas.
Quanto a mim, mesmo escrevendo este texto com o intuito da reflexão para compreender por que as pessoas desistem de suas próprias vidas, não cheguei a nenhuma conclusão que me libere da consciência pesada de me sentir um inútil perante os sofrimentos daqueles que verdadeiramente amo nesta vida, a propósito alguém em sua sã consciência poderia me dizer por quê de tais desistencias?
Paulo RK
Parte superior do formulário


Nenhum comentário:

Postar um comentário