Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Problemas existem para resolver, simples assim!

Tem gente que fica remoendo 'mentalmente' todas as vezes que algo não dá certo em suas vidas e ficam pensando apenas no 'problema' em questão, ao invés de pensar ou buscar soluções, fica a lamentar se perguntando ‘por que’ várias vezes, como se fosse um mantra, comumente se fazendo de vítimas, isso é um clássico do comportamento humano covarde, sofrendo desnecessariamente, não tendo lógica ou razão de ser tais comportamentos perante um problema ou dificuldades que “aparecem” em nossas vidas.
O que vou mencionar aqui são técnicas de PNL, para quem não conhece a abreviação significa ‘Programação Neurolinguistica’ uma ciência dedicada aos estudos de nossas mentes, a partir dos nossos próprios comportamentos.
Tem gente que adora reclamar, alias estão acostumadas a reclamar sem moverem uma palha para resolver o que estão incomodando, perpetuando se assim um “sofrimento” que poderia ser literalmente ‘retirado’ com a mão.
Costumo incentivar pessoas do meu entorno a serem independente ao máximo possível das outras pessoas, de não se acomodarem por ter pessoas que nos faz quaisquer coisas que solicitamos, é claro que tem coisas que não tem jeito, mas no que for possível sermos independentes ao máximo possível, pois isso nos dá uma incrível sensação de ‘realização pessoal’ e motivação pela própria vida de gratificação, não tendo dinheiro algum que pague tais sentimentos positivos.
Recentemente estou “brincando” de pedreiro, arrumando eu próprio o que não posso pagar para os outros, tinha um ralo pequeno do lado da janela do meu quarto, e todas as vezes que chovia, ele acumulava água, encharcando as paredes, e eu vivia preocupado, pois tal ralo deságua na fossa, a minha preocupação era se entupisse, pois a chuva “limpava” todo o quintal, levando para aquele ralo toda a sujeira.
Mas na brincadeira de pedreiro, distanciei o ralo da parede do meu quarto e fiz uma caixa para que toda a sujeira do quintal ficasse depositado no fundo, de modo a impedir que as sujeiras chegassem a fossa, e esses dias começou a chover, quer saber o que aconteceu?
Aconteceu que ontem estava observando toda a sujeira do quintal sendo depositada no fundo da caixa que eu fiz e toda a água “limpa” indo embora pelo novo ralo.
Sabe o que senti?
Senti uma ‘grata’ sensação de realização pessoal, um alívio impagável e  motivado comigo mesmo ao observar que resolvi um “problema” que há muito tempo me consumia, e assim devemos administrar nossos “problemas”, não devemos lamentar  ou acusar pessoas com tudo que nos contrarie, mas buscar soluções, e mesmo que você não saiba fazer, busque conhecimento no Google, ou com as pessoas que trabalham na área tenha curiosidade, nos tempos da informação, só é ignorante quem quer ser.
Eu brinco que estou “brincando” de pedreiro, mas modéstia a parte, tenho resolvido eu mesmo, se bom ou ruim tem resolvido muitas das questões que me incomodavam, e isso não tem preço, pois estou me sentindo grato por mim mesmo!
Então fica a dica, todas as vezes que tiver um problema, seja ela qual for, procure informações sobre o que te incomoda, relate para os amigos, faça uso do Google, enfim, mas nunca perca seu tempo se fazendo de vitima a reclamar, não resolve nada, mas o importante seja sincero consigo mesmo, se o teu problema tiver como origem a tua falta de sinceridade em admitir seus próprios erros, esse não tem remédio, às vezes sermos sinceros com nós mesmos, nos faz muito bem.
Nunca deixe de resolver um problema, pois isso nos desgasta emocionalmente ou mentalmente, para quem não sabe e isso é neurolinguistico, quando temos um problema e não resolvemos, o desgaste é emocional com efeito físico, repare tem gente que “vive” dormindo e “vive” cansado, a PNL diz que o desgaste emocional ou mental não se recupera apenas dormindo, pois é diferente do cansaço físico, o desgaste mental só pode ser curado quando eliminamos todas as coisas que nos preocupa, então fica a dica, não deixa de solucionar as coisas que te incomoda nesta vida, tente solucionar seus problemas, afinal de contas ‘Para tudo na vida há uma solução!’, só não tem jeito para a morte, eu acho!?!?!

Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário